Área de concentração: 

PROCESSOS E PRODUTOS MIDIÁTICOS

Linhas de pesquisa:

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MERCADOLÓGICA

Estudo acerca dos processos e estratégias de comunicação institucional e mercadológica, nas organizações privadas, públicas e do terceiro setor. As investigações abrangem o planejamento e a gestão da comunicação organizacional em ambientes online e off-line no que tange à imagem, identidade, reputação, marcas e consumo, assim como a linguagem e os discursos construídos a partir das interfaces entre comunicação organizacional, sustentabilidade, governança corporativa, responsabilidade socioambiental, considerando os meios, sujeitos e organizações locais, regionais e globais que atuam no complexo mundo contemporâneo.

JORNALISMO, CONVERGÊNCIA

E INOVAÇÃO

Abrange estudos sobre as transformações por que passam as redações jornalísticas, a partir dos processos digitais e de convergência dos meios, dentro de uma perspectiva histórica, cultural e tecnológica, com foco nas mudanças nos ambientes e condições de empregabilidade a partir do reordenamento de competências e habilidades, bem como da reconfiguração do cenário econômico que engloba a indústria da produção de conteúdo informativo. Observa a expansão dos espaços profissionais e a alteração nos processos produtivos considerando as plataformas de mídias sociais, os negócios de monitoramento e análise de métricas, o jornalismo guiado por dados, a colaboração e a participação das audiências na produção de conteúdo, as novas formas de financiamento da atividade jornalística e o empreendedorismo. Compreende também a utilização de tecnologias emergentes e recursos computacionais no fazer jornalístico e o estudo de novas formas e gêneros narrativos, como o jornalismo imersivo, o jornalismo automatizado, o jornalismo transmídia e as questões éticas, mercadológicas e tecnológicas deles advindas.

Universidade Federal do Maranhão

CCSO - Centro de Ciências Sociais - Av. dos Portugueses, 1966 - Vila Bacanga, São Luís - MA, 65080-805

www.ppgcompro.ufma.br

​© Programa de Pós-graduação em Comunicação - Mestrado Profissional - UFMA