Docentes do PPGCOMPRO

unnamed.jpg

Área (s) de Concentração: Processos E Produtos Midiáticos

Linha (s) de Pesquisa: Comunicação Institucional E Mercadológica

Éllida Neiva Guedes

Professora e Pesquisadora permanente

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra, sob a orientação da Professora Doutora Isabel Ferin Cunha e co-orientação da Professora Doutora Margarida Kunsch (Universidade de São Paulo). Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Especialista em Gestão da Comunicação e em Magistério do Ensino Superior pela Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Comunicação Social, habilitação Relações Públicas, pela Universidade Federal do Maranhão. Professora associada II dessa Universidade, onde coordenou a revista laboratório de Relações Públicas, RP Alternativo, por 13 anos. Professora do Mestrado Profissional em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão. Durante sete anos, foi diretora de relações públicas (voluntária) do Grupo de Apoio aos Portadores de Hepatite C ,UNA.C, em São Luís-Ma. Tem experiência profissional e de magistério em graduação e pós-graduação nas áreas de Relações Públicas, Marketing, Planejamento de Comunicação, Assessoria de Imprensa e Planejamento e Gestão de Eventos.

images.jpg

Área (s) de Concentração: Processos E Produtos Midiáticos

Linha (s) de Pesquisa: Jornalismo, Convergência e Inovação

Flávia Almeida Moura

Professora e Pesquisadora permanente

É jornalista com mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão, doutorado em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pós-doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora adjunta do Departamento de Comunicação e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação/Mestrado Profissional da Universidade Federal do Maranhão. Membro do GPTEC (Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo), do GEPTS (Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Sociedade), do Obeec (Observatório de Experiências Expandidas em Comunicação) e do NEEC (Núcleo de Estudos em Estratégias de Comunicação). É autora dos livros Escravos da precisão: economia familiar e estratégias de sobrevivência de trabalhadores rurais em Codó (MA) (EDUFMA, 2009) e Trabalho escravo e mídia: olhares de trabalhadores rurais maranhenses (EDUFMA, 2016) e organizadora de coletâneas na área da Comunicação, Educação e Ciências Sociais. Participa da COETRAE-MA (Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo do Maranhão) e desenvolve pesquisas na área de Comunicação, Trabalho e Migrações.

images (1).jpg

Área (s) de Concentração: Processos E Produtos Midiáticos

Linha (s) de Pesquisa: Jornalismo, Convergência e Inovação

José Ribamar Ferreira Júnior

Professor e Pesquisador permanente

Graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), concluída em 1989. Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), concluído em 1995 e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), concluído em 2000. Pós-Doutorado em Literatura Brasileira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), concluído em 2004. Atualmente é professor Titular da graduação em Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) da Universidade Federal do Maranhão, exercendo a função de docente permanente na Linha de Pesquisa Expressões e Processos Socioculturais. É docente permanente e coordenador do Programa do Pós-graduação em Comunicação - Mestrado Profissional, da Universidade Federal do Maranhão, campus São Luís. Foi coordenador operacional do MINTER (Mestrado Interinstitucional) em Comunicação, parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de 2009 a 2011. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: Jornalismo, Semiótica, Linguagens, Design Gráfico, Literaturas, História da Mídia.

Área (s) de Concentração: Processos E Produtos Midiáticos

Linha (s) de Pesquisa: Jornalismo, Convergência e Inovação

Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa

Professora e Pesquisadora permanente

Professora Adjunta no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão, Cidade Universitária do Bacanga. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão (2002) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), com doutorado em Ciências Sociais com especialização em Pesquisa Comparada sobre as Américas pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas da Universidade de Brasília (2013) e estágio pós-doutoral no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Laboratório Integrado de Pesquisa e Práticas Jornalísticas do Departamento de Comunicação Social da UFMA. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão, jornalismo, fotojornalismo, entretenimento, política, cultura e globalização.

MARCELO SILVA ufma.jpg

Área (s) de Concentração: Processos E Produtos Midiáticos

Linha (s) de Pesquisa: Comunicação Institucional E Mercadológica

Marcelo Pereira da Silva

Professor e Pesquisador permanente

Pós-doutor em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista/FAAC pelo programa PNPD da CAPES (2017-2018); Doutor em Comunicação Social - processos comunicacionais, pela Universidade Metodista de São Paulo (2016), graduado em Relações Públicas e Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista/FAAC (2003 e 2009). Atualmente, é professor da Universidade Federal do Maranhão, onde atua como docente permanente do Mestrado Interdisciplinar "Cultura e Sociedade" (Câmpus São Luís), do Mestrado Profissional de Comunicação (Câmpus São Luís), do Mestrado Acadêmico em Comunicação (Câmpus Imperatriz) e do curso de Relações Públicas (Câmpus São Luís). Está Assessor de Comunicação da UFMA, conduzindo os Núcleos de Relações Públicas e Cerimonial, TV-Ascom, Rádio-Ascom e Web. Foi coordenador do curso de Relações Públicas da Universidade Sagrado Coração de Bauru (2011-2014) e dos cursos de Jornalismo, Rádio e Tv e Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (2015). É membro da ABRAPCORP - Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. Coordena o Grupo de Pesquisa Ecologia da Comunicação Organizacional - GPECCOM, cadastrado no Cnpq. 

images (2).jpg

Área (s) de Concentração: Processos E Produtos Midiáticos

Linha (s) de Pesquisa: Jornalismo, Convergência e Inovação

Márcio Carneiro dos Santos

Professor e Pesquisador permanente

Doutor pelo programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP. Estágio de Pós Doutorado na UNB na linha de pesquisa Teorias e Tecnologias da Comunicação. Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Design da UFMA. Professor Permanente dos Programas de Pós Graduação em Comunicação da UFMA (Mestrado Profissional em São Luís e Mestrado Acadêmico em Imperatriz) . Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social na área de Jornalismo em Redes Digitais. É coordenador do LABCOM- Laboratório de Convergência de Mídias . Líder do grupo de pesquisa CNPq - Tecnologia e Narrativas Digitais - TECND . Vice-coordenador do GP de Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas da INTERCOM Nacional . Tem trabalhos publicados nas áreas de Sistemas Inteligentes Aplicados ao Jornalismo, Narrativas em Ambientes Digitais, Jornalismo Imersivo, Design Science, Teoria de Redes , Análise de Redes Sociais e Filosofia da Tecnologia. Prêmio Adelmo Genro Filho, da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor, em 2018, na categoria Pesquisa Aplicada. Prêmio FAPEMA 2011 na categoria de Inovação Tecnológica. Participa do grupo de pesquisa ComTec - Comunicação e Tecnologia e da Rede JorTec - Jornalismo e Tecnologia. Mestre em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo. Especialista em Marketing pelo ISAN/FGV-Rio. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão na habilitação de Jornalismo. Trabalhou por 20 anos na área de produção de conteúdo audiovisual como diretor de imagem, editor, roteirista e produtor executivo.

images (3).jpg

Área (s) de Concentração: Processos E Produtos Midiáticos

Linha (s) de Pesquisa: Comunicação Institucional E Mercadológica

Protásio Cesar dos

Santos

Professor e Pesquisador permanente

Possui mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Maranhão.Professor do Mestrado em Cartografia Social e Desenvolvimento da Amazônia da Universidade Estadual do Maranhão. Professor do Mestrado Profissional em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão.Tem experiência nas áreas de relações públicas, comunicação, anáiise do discurso, meio ambiente e cultura.

A.jpg

Área (s) de Concentração: Processos E Produtos Midiáticos

Linha (s) de Pesquisa: Comunicação Institucional E Mercadológica

Ramon Bezerra Costa

Professor e Pesquisador permanente

Professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa do Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/UERJ). É líder do Grupo de Pesquisa ETC - comunicação, tecnologia e economia (UFMA/CNPq) e autor do livro Economia da Confiança.

Universidade Federal do Maranhão

CCSO - Centro de Ciências Sociais - Av. dos Portugueses, 1966 - Vila Bacanga, São Luís - MA, 65080-805

www.ppgcompro.ufma.br

​© Programa de Pós-graduação em Comunicação - Mestrado Profissional - UFMA