PPGCOMPRO tem duas novas docentes no quadro permanente

Saiu na tarde desta segunda-feira (16), o resultado final do edital nº02/2019, que dispõe sobre o credenciamento para novos (as) docentes permanentes do Programa de Pós-graduação em Comunicação - Mestrado Profissional - da UFMA.

O colegiado do PPGCOMPRO aprovou as professoras do Departamento de Comunicação Social Melissa Silva Moreira Rabêlo e Patrícia Rakel de Castro Sena.


Confira um resumo de suas vidas acadêmicas abaixo:


Profa. Dra. Melissa Silva Moreira Rabêlo

Mestre e doutora em Políticas Públicas pela UFMA, Doutorado-sanduiche na Syracuse University, NY/USA (2013/2014), com graduação em Comunicação Social, habilitação Relações Públicas (2000) e especialização em Comunicação Organizacional pela Universidade Federal do Maranhão (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, no Departamento de Comunicação Social, habilitação Relações Públicas. Foi professora na Faculdade Estácio - São Luís (2004 a 2013) e Universidade Ceuma (2001 a 2010). Coordenou o grupo de Pesquisa Acesso a TV pública (2012 a 2014). É hoje coordenadora de projetos do Observatório de Experiências Expandidas em Comunicação, Obeec/UFMA/Cnpq, ligada à linha de pesquisa Comunicação, Poder e Cidadania



Patrícia Rakel de Castro Sena

Doutora em Comunicação, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Pernambuco, em co-tutela com o curso Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior / Portugal (Convênio N° 13-2016 UFPE) e com sanduíche também na Universidade da Beira Interior / Portugal, Bolsista Capes - Proc. nº BEX 99999.008304/2014-09; mestre em Estudos de Mídia pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia - PPgEM, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN, com bolsa sanduíche PROCAD na UFRJ e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela UFRN. Foi bolsista de Iniciação Científica do Departamento de Comunicação Social da UFRN, certificada pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), de agosto de 2005 a agosto de 2008. Foi repórter, responsável pelos cadernos de Política e Cidades do Jornal Metropolitano no ano de 2005; foi repórter da Agência de Comunicação da UFRN / AGECOM em 2007. Foi assessora de comunicação e de gabinete do Grupo Oficina Comunicação Corporativa (Oficina da Notícia) / do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio Grande do Norte, e do Núcleo de Petróleo (NUPPRAR / Petrobras) da UFRN. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), coordenadora da linha de pesquisa "Mídia e Democracia - MID" (do Núcleo de Estudos em Estratégias de Comunicação - NEEC) e desenvolve pesquisas nas áreas de Jornalismo online, Democracia, Construtivismo, Comunicação Política, Teoria Crítica e Teorias do Jornalismo.

115 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Cancelamento da prova escrita

Caros candidatos. A coordenação do PPGCOMPRO comunica que, devido às restrições sanitárias ainda vigentes em virtude da Pandemia, o colegiado do curso decidiu por alterar o processo seletivo em andame

Universidade Federal do Maranhão

CCSO - Centro de Ciências Sociais - Av. dos Portugueses, 1966 - Vila Bacanga, São Luís - MA, 65080-805

www.ppgcompro.ufma.br

​© Programa de Pós-graduação em Comunicação - Mestrado Profissional - UFMA